quarta-feira, 30 de maio de 2012

História da Capoeira



AO CHEGAREM AO BRASIL, OS AFRICANOS PERCEBERAM A NECESSIDADE DE DESENVOLVER FORMAS DE PROTEÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA E REPRESSÃO DOS COLONIZADORES BRASILEIROS. ERAM CONSTANTEMENTE ALVOS DE PRÁTICAS VIOLENTAS E CASTIGOS DOS SENHORES DE ENGENHO. QUANDO FUGIAM DAS FAZENDAS, ERAM PERSEGUIDOS PELOS CAPITÃES-DO-MATO, QUE TINHAM UMA MANEIRA DE CAPTURA MUITO VIOLENTA. 
   OS SENHORES DE ENGENHO PROIBIAM OS ESCRAVOS DE PRATICAR QUALQUER TIPO DE LUTA. LOGO, OS ESCRAVOS UTILIZARAM O RITMO E OS MOVIMENTOS DE SUAS DANÇAS AFRICANAS, ADAPTANDO A UM TIPO DE LUTA. SURGIA ASSIM A CAPOEIRA, UMA ARTE MARCIAL DISFARÇADA DE DANÇA. FOI UM INSTRUMENTO IMPORTANTE DA RESISTÊNCIA CULTURAL E FÍSICA DOS ESCRAVOS BRASILEIROS.

A PRÁTICA DA CAPOEIRA OCORRIA EM TERREIROS PRÓXIMOS ÀS SENZALAS (GALPÕES QUE SERVIAM DE DORMITÓRIO PARA OS ESCRAVOS) E TINHA COMO FUNÇÕES PRINCIPAIS À MANUTENÇÃO DA CULTURA, O ALÍVIO DO ESTRESSE DO TRABALHO E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE FÍSICA. MUITAS VEZES, AS LUTAS OCORRIAM EM CAMPOS COM PEQUENOS ARBUSTOS, CHAMADOS NA ÉPOCA DE CAPOEIRA OU CAPOEIRÃO. DO NOME DESTE LUGAR SURGIU O NOME DESTA LUTA.
ATÉ O ANO DE 1930, A PRÁTICA DA CAPOEIRA FICOU PROIBIDA NO BRASIL, POIS ERA VISTA COMO UMA PRÁTICA VIOLENTA. A POLÍCIA RECEBIA ORIENTAÇÕES PARA PRENDER OS CAPOEIRISTAS QUE PRATICAVAM ESTA LUTA. EM 1930, UM IMPORTANTE CAPOEIRISTA BRASILEIRO, MESTRE BIMBA, APRESENTOU A LUTA PARA O ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. O PRESIDENTE GOSTOU TANTO DESTA ARTE QUE A TRANSFORMOU EM ESPORTE NACIONAL BRASILEIRO.


Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas utilizavam suas habilidades para impressionar turistas, acreditava que a capoeira estaria perdendo sua eficiência como arte marcial. Dessa forma, Bimba, com auxílio de seu aluno José Cisnando Lima, enxugou a capoeira, tornando-a mais eficiente para o combate e inseriu alguns movimentos de outras artes marciais, como o batuque. Mestre Bimba também desenvolveu um dos primeiros métodos de treinamento sistemático para a capoeira. Como a palavra capoeira ainda era proibida pelo código Penal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana
Em 1937, Bimba fundou o centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obteve aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias.  Finalmente, em 1940, a capoeira saiu do código Penal brasileiro e deixou definitivamente a ilegalidade. Começou, então, um longo processo de desmarginalização da capoeira.
Em pouco tempo a notoriedade da capoeira de Bimba demonstrou ser um incômodo aos capoeiristas tradicionais, que perdiam espaço e continuavam a ser malvistos. Esta situação desigual começou a mudar com a inauguração do Centro Esportivo de Capoeira Angola, em 1941, por mestre Pastinha. Localizado no Pelourinho, em Salvador, o centro atraía diversos capoeiristas que preferiam manter a capoeira em sua forma mais original possível. Em breve, a notoriedade do centro cunhou em definitivo o termo "capoeira angola" como nome do estilo tradicional de capoeira. O termo não era novo, sendo, já na época do império, a prática da capoeira apelidada, em alguns locais, de "brincar de angola" e diversos outros mestres que não seguiam a linha de Pastinha acabaram adotando-o.
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário