AO CHEGAREM AO BRASIL, OS
AFRICANOS PERCEBERAM A NECESSIDADE DE DESENVOLVER FORMAS DE PROTEÇÃO CONTRA A
VIOLÊNCIA E REPRESSÃO DOS COLONIZADORES BRASILEIROS. ERAM CONSTANTEMENTE ALVOS
DE PRÁTICAS VIOLENTAS E CASTIGOS DOS SENHORES DE ENGENHO. QUANDO FUGIAM DAS
FAZENDAS, ERAM PERSEGUIDOS PELOS CAPITÃES-DO-MATO, QUE TINHAM UMA MANEIRA DE
CAPTURA MUITO VIOLENTA.
OS SENHORES DE ENGENHO PROIBIAM OS ESCRAVOS DE PRATICAR QUALQUER TIPO DE LUTA.
LOGO, OS ESCRAVOS UTILIZARAM O RITMO E OS MOVIMENTOS DE SUAS DANÇAS AFRICANAS,
ADAPTANDO A UM TIPO DE LUTA. SURGIA ASSIM A CAPOEIRA, UMA ARTE MARCIAL
DISFARÇADA DE DANÇA. FOI UM INSTRUMENTO IMPORTANTE DA RESISTÊNCIA CULTURAL E
FÍSICA DOS ESCRAVOS BRASILEIROS.
A PRÁTICA DA CAPOEIRA
OCORRIA EM TERREIROS PRÓXIMOS ÀS SENZALAS (GALPÕES QUE SERVIAM DE DORMITÓRIO
PARA OS ESCRAVOS) E TINHA COMO FUNÇÕES PRINCIPAIS À MANUTENÇÃO DA CULTURA, O
ALÍVIO DO ESTRESSE DO TRABALHO E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE FÍSICA. MUITAS VEZES, AS
LUTAS OCORRIAM EM CAMPOS COM PEQUENOS ARBUSTOS, CHAMADOS NA ÉPOCA DE CAPOEIRA
OU CAPOEIRÃO. DO NOME DESTE LUGAR SURGIU O NOME DESTA LUTA.
ATÉ O ANO DE 1930, A
PRÁTICA DA CAPOEIRA FICOU PROIBIDA NO BRASIL, POIS ERA VISTA COMO UMA PRÁTICA
VIOLENTA. A POLÍCIA RECEBIA ORIENTAÇÕES PARA PRENDER OS CAPOEIRISTAS QUE
PRATICAVAM ESTA LUTA. EM 1930, UM IMPORTANTE CAPOEIRISTA BRASILEIRO, MESTRE
BIMBA, APRESENTOU A LUTA PARA O ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. O PRESIDENTE GOSTOU TANTO
DESTA ARTE QUE A TRANSFORMOU EM ESPORTE NACIONAL BRASILEIRO.
Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão
acentuada, mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua
ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de
capoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas
utilizavam suas habilidades para impressionar turistas, acreditava que a
capoeira estaria perdendo sua eficiência como arte marcial. Dessa forma, Bimba,
com auxílio de seu aluno José Cisnando Lima, enxugou a capoeira, tornando-a mais eficiente
para o combate e inseriu alguns movimentos de outras artes marciais, como o
batuque. Mestre Bimba também desenvolveu um dos primeiros métodos de
treinamento sistemático para a capoeira. Como a palavra capoeira ainda era
proibida pelo código Penal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana
Em 1937, Bimba fundou o
centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria da Educação,
Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obteve aceitação social, passando
a ensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias. Finalmente,
em 1940, a capoeira saiu do
código Penal brasileiro e deixou definitivamente a ilegalidade. Começou, então,
um longo processo de desmarginalização da capoeira.
Em pouco tempo a notoriedade da capoeira de Bimba demonstrou
ser um incômodo aos capoeiristas tradicionais, que perdiam espaço e continuavam
a ser malvistos. Esta situação desigual começou a mudar com a inauguração do
Centro Esportivo de Capoeira Angola, em 1941, por mestre
Pastinha. Localizado no Pelourinho, em Salvador, o centro
atraía diversos capoeiristas que preferiam manter a capoeira em sua forma mais
original possível. Em breve, a notoriedade do centro cunhou em definitivo o
termo "capoeira angola" como nome do estilo tradicional de capoeira.
O termo não era novo, sendo, já na época do império, a prática da capoeira
apelidada, em alguns locais, de "brincar de angola" e diversos outros
mestres que não seguiam a linha de Pastinha acabaram adotando-o.
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um
aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o
exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a
capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente,
capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua
portuguesa em um esforço
para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são
constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a
estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente
administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são
realizadas no mundo inteiro.
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